Para um Possível Re-Equilíbrio da Relação Homem/Som na Sociedade Contemporânea: Algumas Indicações Metodológicas de Ecologia Acústica Aplicadas ao Ensino da Música
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v1i1.65Palavras-chave:
Design Acústico, Educação Musical, Marginalidade do Sonoro, Didática da MúsicaResumo
A ideia de uma planificação do território em que o sonoro reconquiste um papel central foi formulada a partir dos anos setenta do século XX pelo compositor Murray Schafer, em especial no seu trabalho intitulado The Tuning of the World, surgindo assim a hipótese de um novo campo interdisciplinar, o ‘acoustic design’. Partindo das sugestões schaferianas, procurar-se-á focar algumas das suas possíveis aplicações no âmbito do ensino da música. Numa parte preliminar, partindo de alguns
exemplos concretos de planificação do território, tentar-se-á evidenciar a substancial marginalidade do sonoro na nossa cultura; seguindo-se, numa segunda secção, algumas observações sobre os reflexos que esta marginalidade revela na organização da educação musical em Portugal. De tais premissas passarei a evidenciar, na parte final deste trabalho, algumas possíveis indicações para a realização de atividades didáticas relacionadas com o design acústico e com a planificação sonora do território.
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