Cinema Sem Conflitos. Quando Através do Cinema Também se Pode Mediar Conflitos em Contexto Escolar

Autores

  • Ricardo Braga Silva Fundação Calouste Gulbenkian
  • Ivan Gouveia Escola Secundária Domingos Rebelo – Ponta Delgada
  • José Alberto Rodrigues ATE – Associação dos Trabalhadores da Educação

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v8i1.63

Palavras-chave:

Educação, Mediação de Conflitos, Cinema, Recursos Educativos Abertos

Resumo

O presente artigo aborda o desenvolvimento de um projeto na área da Educação em Portugal e que compreende uma dupla vertente, teórico-prática, e onde é proposta a criação e a implementação de um Recurso Educacional Aberto – designado Cinema Sem Conflitos – que pode ser adotado pelos intervenientes educativos e instituições de apoio à criança e jovens em risco em âmbito nacional. Em paralelo é efetuada uma primeira análise estatística abrangente, suportada em ferramentas de Analytics e Surveys, com o objetivo final de se vir futuramente a avaliar a influência do conceito em contexto real de ensino  e oferecer à comunidade uma nova e clara perspetiva das tipologias de conflitos que mais afetam cada região do país.

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Publicado

2018-09-05

Edição

Secção

Artigos