A Expressão Dramática/Teatro como Prática nos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico – um Estudo na Região de Coimbra

Autores

  • Ana Paula Couceiro Figueira Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
  • Margarida Adónis Torres Escola Superior de Educação de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v1i1.62

Palavras-chave:

Artes na Educação, Atividades Dramáticas, Professores de Expressão Dramática/Teatro, Conceções, Comportamentos e Perceções do Processo Ensino-Aprendizagem, Drama and Theatre Teachers

Resumo

Como refere Efland (1990), o enquadramento e incremento da arte na educação está, não só, relacionado com a educação generalista, mas também sob a sua influência. Assim, a inclusão ou exclusão da arte dos currículos escolares tem sido, ao longo dos tempos, reflexo de transformações e evoluções científicas, filosóficas e políticas.
As conceções e perspetivas que justificam a arte na educação, nem sempre consonantes na sua conceptualização, demonstram, precisamente, a complexidade do tema. Nesse sentido, este artigo, resumo da dissertação de mestrado
A expressão dramática/teatro como prática nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico 1 pretende dar a conhecer as perceções e significados dos professores de teatro/expressão dramática, no que diz respeito à sua prática nas atividades dramáticas nos níveis de ensino abordados.

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Publicado

2011-09-06