Problemas Centrais da Educação Artística: Reflexões sobre a Atualidade e Desafios para o Futuro

Autores

  • Paulo Esteireiro Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical – Universidade Nova de Lisboa Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (Madeira)

DOI:

https://doi.org/10.23828/rpea.v4i1.58

Palavras-chave:

Problemas Centrais da Educação Artística, Relatório Interministerial para a Educação e Cultura, Roteiro para a Educação Artística da UNESCO, Educação Musical do Século XXI no Reino Unido, Medidas e Programas a Implementar

Resumo

O presente ensaio tem como principal propósito identificar os problemas centrais da educação artística na atualidade. Com esse intuito, entrevistaram-se 25 especialistas da área da educação artística para saber a sua opinião sobre os principais problemas e desafios a ultrapassar a curto e médio prazo. De modo a categorizar as reflexões recolhidas, analisaram-se três estudos relevantes realizados em pleno século XXI sobre estratégias de futuro para a educação artística, procurando as principais medidas aí sugeridas, bem como as principais categorias utilizadas. Finalmente, termina-se o ensaio com breves considerações sobre a educação artística na Região Autónoma da Madeira, apresentando os seus pontos fortes e sugerindo algumas oportunidades de melhoria de acordo com as medidas propostas nos estudos e nas opiniões realizadas pelos especialistas entrevistados.

Publicado

2014-09-29