A Pesquisa Educacional Baseada nas Artes (PEBA): Os seus Elementos Literários de Concepção Segundo Elliot Eisner

Autores

  • Leonardo Charréu Escola Superior de Educação; Instituto Politécnico de Lisboa – CIEBA/CIED

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v8i1.43

Palavras-chave:

Metodologias de Pesquisa, Pesquisa Qualitativa, Pesquisa Educacional Baseada nas Artes, Texto Literário

Resumo

Um dos esforços de Elliot Will Eisner (1933-2014) incidiu, muito particularmente, sobre os papéis desempenhados pela arte na pesquisa em educação, destacando as singularidades de uma metodologia que passou a ser designada no Brasil e em Portugal, como PEBA (Pesquisa Educacional Baseada nas Artes). Esta metodologia assenta sobre o que o autor define como sendo os seus elementos de conceção: o formato do texto e o tipo de linguagem utilizados na narração da pesquisa. A adoção de tais perspectivas, que privilegiam a dimensão literária do texto, implica ultrapassar determinadas ideias feitas sobre a predominância da racionalidade e da objetividade na linguagem científica. Homenageando Elliot Eisner, este artigo pretende clarificar a metodologia referida, contrastando-a com os princípios básicos das que normalmente se encontram sob o amplo guarda-chuva das metodologias qualitativas.

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Publicado

2018-08-14

Edição

Secção

Artigos