Ritmos Coreografados – Reflexões e Propostas de Intervenção Educativa em Música e Movimento

Autores

  • Paulo Ferreira Rodrigues Escola Superior de Educação de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v1i1.42

Palavras-chave:

Música, Dança Tradicional, Ritmo, Educação

Resumo

Tendo como finalidade o desenvolvimento de competências rítmico-motoras de públicos com pouca experiência em dança, iremos reflectir sobre questões de didática no que se refere à utilização de músicas e danças tradicionais de diferentes culturas em contextos de educação musical.
Para um repertório de músicas e danças de tradição que temos vindo a utilizar com crianças de jardim-de-infância e de 1.º ciclo, bem como na formação de educadores, professores e animadores socioculturais, propomos uma análise das estruturas coreográficas segundo critérios rítmicos de duração e acentuação, nomeadamente em termos de andamento, compasso e padrões rítmicos (motivos e frases). Faremos ainda referência a diversas variáveis coreográficas que podem influir na percepção e na concretização rítmico-motora, especificando-se uma progressão para variáveis de espaço.
Sugerimos uma progressão de atividades de música e movimento para aferição do nível de performance rítmico-motora, apresentando-se os respetivos indicadores de observação. Por fim, fazemos uma sistematização de atividades e estratégias sequenciais de movimento com enfoque rítmico-motor.

Downloads

Publicado

2011-09-06