Vivências Artísticas dos Alunos do Primeiro Ciclo através dos Equipamentos Culturais do seu Município 1

Autores

  • Adalgisa Pontes Universidad de Valladolid; Instituto Politécnico de Viana do Castelo Centro de Investigação em estudos da Criança da Universidade do Minho (CIEC)

DOI:

https://doi.org/10.23828/rpea.v4i1.42

Palavras-chave:

Educação Artística, 1.º CEB, Equipamentos Culturais, Vivências Artísticas

Resumo

Neste artigo pretende-se apresentar os resultados preliminares de um projeto de investigação de doutoramento sobre as vivências artísticas dos alunos do 3.º ano do 1.º ciclo do ensino básico (CEB) das escolas públicas do município de Vila do Conde através dos seus equipamentos culturais em 2011. Com a metodologia de estudo de caso, identificou-se a oferta cultural dos equipamentos e de que forma esta é usufruída pelos alunos. Para tal analisou-se o Plano Curricular de Turma (PCT), o Plano Anual de Atividades (PAA) e os resultados obtidos através dos questionários implementados aos encarregados de educação e alunos. Os resultados apontam para que as experiências artísticas dos alunos através dos equipamentos culturais se baseiam, essencialmente, nas atividades promovidas e organizadas pelas escolas.
São apresentadas algumas propostas sobre as mais-valias do impacto de Educação Artística genérica enfatizada nas vivências dos alunos através dos equipamentos culturais do seu município, como recurso didático.

Publicado

2014-09-29