Analisa, Explora & Cria

Autores

  • José Alberto Rodrigues Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica (APEVT) Centro de Investigação & Inovação em Educação (InED)
  • Mónica Amado Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica (APEVT) Centro de Investigação & Inovação em Educação (InED)

DOI:

https://doi.org/10.23828/rpea.v4i1.40

Palavras-chave:

Arte, Currículo, Educação, Expressão Plástica

Resumo

O projeto “Analisa, Explora & Cria” surge da constatação de uma quase perturbante ausência de publicações na área da educação artística e tecnológica destinada a professores, educadores, famílias e crianças de uma faixa etária compreendida entre os 6 e os 12 anos de idade. A proposta que apresentamos fundamenta-se numa perspetiva de construção de um recurso didático e pedagógico que, ao mesmo tempo, assumisse a abordagem aos conceitos da educação artística e tecnológica com
caráter lúdico. Depois de um período inicial em que se estabeleceu o conceito e filosofia do projeto, o mesmo foi desenvolvido numa investigação realizada no Centro de Investigação da Escola Superior de Educação do Porto – InED, aplicada a uma turma de mestrado e ainda numa ação de formação para professores promovida pela APEVT, contando com a sua colaboração e participação neste projeto. A proposta final, concretizada no livro “Analisa, Explora & Cria” reúne um conjunto de sugestões de atividades de educação artística e de expressão plástica e tecnológica, que podem facilmente ser desenvolvidas quer no primeiro ou segundo ciclo do ensino básico, ou mesmo nas atividades de enriquecimento curricular, constituindo assim um recurso passível de ser explorado em diferentes contextos de sala de aula. A partir do projeto do livro, programaram-se, e têm vindo a ser dinamizados, cursos de formação que pretendem explorar situações que engendrem novas práticas, que instiguem o olhar e que desestabilizem o estabelecido, ampliando, deste modo, a formação dos professores, na construção de sentidos e significados, e contribuindo para a diversidade no processo de ensino e aprendizagem da expressão plástica. Apresentam-se novas abordagens de apropriação das linguagens artísticas, através de um conjunto de recursos educativos, a explorar dentro e fora do livro, e um conjunto alargado de referências a artistas, às suas obras e às técnicas que exploram, procurando responder à necessidade de domínio das competências de literacia das artes e tecnologias. Neste artigo daremos testemunho do percurso do projeto até agora desenvolvido, desde a sua génese até à formação de docentes que no presente momento desenvolvemos e que culminará em Junho de 2014 com a publicação do livro pela Edicare Editora.

Publicado

2014-09-29