O Teatro como Palco do Filosofar: Bases para uma Pedagogia Renovada
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v5i1.31Palavras-chave:
Teatro, Pedagogia, Filosofia, EstéticaResumo
O presente artigo tendo por base o universo teatral na sua dimensão cénica e na perspetiva literária, explora uma pedagogia renovada no ensino da Filosofia ao nível do ensino secundário. Pretende-se neste trabalho destacar as bases de uma investigação que será levada a cabo no Balleteatro - Escola Profissional, durante dois anos com alunos do ensino secundário, no sentido de testar novas metodologias de ensino da Filosofia através do teatro. Pretendemos, assim, valorizar a relação intima que o teatro sempre manteve com a Filosofia e nessa abordagem fundamentar a necessidade de uma educação filosófica que efetivamente se sirva de um conjunto de métodos e exercícios que suportam a exigência da atividade racional a que a Filosofia obriga e o deleite sensorial que o teatro proporciona, estabelecendo, desta forma uma maior aproximação entre a disciplina de Filosofia e a formação da sensibilidade ética e estética dos alunos.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
O trabalho Revista Portuguesa de Educação Artística está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).