O Teatro como Palco do Filosofar: Bases para uma Pedagogia Renovada

Autores

  • Artur Manso Universidade do Minho
  • Miguel Jorge Peixoto Universidade de Santiago de Compostela

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v5i1.31

Palavras-chave:

Teatro, Pedagogia, Filosofia, Estética

Resumo

O presente artigo tendo por base o universo teatral na sua dimensão cénica e na perspetiva literária, explora uma pedagogia renovada no ensino da Filosofia ao nível do ensino secundário. Pretende-se neste trabalho destacar as bases de uma investigação que será levada a cabo no Balleteatro - Escola Profissional, durante dois anos com alunos do ensino secundário, no sentido de testar novas metodologias de ensino da Filosofia através do teatro. Pretendemos, assim, valorizar a relação intima que o teatro sempre manteve com a Filosofia e nessa abordagem fundamentar a necessidade de uma educação filosófica que efetivamente se sirva de um conjunto de métodos e exercícios que suportam a exigência da atividade racional a que a Filosofia obriga e o deleite sensorial que o teatro proporciona, estabelecendo, desta forma uma maior aproximação entre a disciplina de Filosofia e a formação da sensibilidade ética e estética dos alunos.

Downloads

Publicado

2015-09-07