A Animação de Imagens na Educação Visual: Projeto de Realização de Filmes de Animação com Turmas do 8.º Ano de Escolaridade da Ilha de S. Jorge – Açores
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v5i1.28Palavras-chave:
Artes Visuais, Animação, Educação, Projeto, CurrículoResumo
O presente artigo pretende relatar uma prática pedagógica realizada na disciplina de Educação Visual, que explora as potencialidades da animação de imagens em contexto de sala de aula. O trabalho foi desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Velas, na ilha de S. Jorge, arquipélago dos Açores, em turmas do 8.º ano de escolaridade (3.º ciclo do Ensino Básico), no ano letivo de 2013-2014 e consistiu na realização de três filmes de animação sobre lendas locais. A prática pedagógica que aqui se expõe foi desenvolvida num contexto formal de aprendizagem, enquadrando-se no potencial educativo da imagem animada, nas metodologias de trabalho por projeto e nas orientações programáticas do currículo da disciplina de Educação Visual. O projeto denominado “Lendas de S. Jorge” é um trabalho pedagógico, construído por alunos e professor, que parte do imaginário e do património cultural local para a construção das aprendizagens curriculares, através de métodos significantes de aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
O trabalho Revista Portuguesa de Educação Artística está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).