A Exploração e Expressão da Riqueza Patrimonial no Ensino das Artes na Sociedade Multicultural de Singapura: A Preservação e Prática da Tradição do Xiqu no Design Curricular do Drama Mandarim e no Ensino de Atuação.
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v13i2.231Palavras-chave:
Educação Artística, Teatro, Performance Operática Chinesa de Xiqu, Teatro Mandarim, Design de Currículo e Formação de atoresResumo
Uma nação jovem, a República de Singapura foi estabelecida em 1965 como um estado multicultural e multiétnico, bem como multilíngue, com comunidades de língua inglesa, chinesa, malaia e tâmil. O programa educacional em artes do teatro em língua chinesa foi introduzido na Academia de Belas Artes Nanyang em 1997 com a criação deste primeiro curso de Teatro Mandarim no país, onde já havia sido introduzida uma variedade de currículos em língua inglesa para estudos teatrais (Nível A) e cursos de Teatro (Nível O), entre outros, nesta sociedade pós-colonial.
Portanto, a posição do currículo de teatro em mandarim e na formação de atores tem sido sempre desafiadora: deve seguir o formato global dos programas de drama, a maioria dos quais foi desenvolvida a partir dos cursos de drama em inglês, ou deve ser um currículo próprio - uma questão de se as expressões performativas de teatro em mandarim devem ser apenas uma versão chinesa traduzida do teatro em inglês em geral, ou se deve ser um estabelecimento teatral único por si só? Isso é uma questão de como e em que medida a natureza cultural e estética do xiqu, uma das tradições teatrais mais antigas do património cultural mundial, deve ser preservada no design de currículos e na formação de atores na educação teatral.
Este artigo examina, reflete e revisa o discurso de design de currículo, bem como a prática educacional em artes com o programa de teatro em mandarim em Singapura, um estudo de caso relacionado com a questão da preservação do património cultural mundial no design de currículos de drama e na prática de formação de atores em geral.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Weijie Yu
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
O trabalho Revista Portuguesa de Educação Artística está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).