Uma Jornada Musical: Reflexões dos Alunos sobre o Processo de Composição
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v13i2.227Palavras-chave:
Criatividade Musical, Composição Colaborativa, Compondo para Jovens Músicos, Educação MusicalResumo
O New Sounds of Learning: Composing music for young musicians é um projeto de pesquisa multi-local e plurianual em parceria com o Canadian Music Centre e o Ottawa Catholic School Board. Procura obter uma compreensão aprofundada dos parâmetros de escrita de repertório para jovens músicos. Consequentemente, examina a conceptualização, escrita e refinamento do novo repertório de cordas e sopros em colaboração com compositores, professores e alunos. Os alunos registaram as suas experiências de composição num diário. Esses dados foram examinados através de lentes pragmáticas, revelando os seguintes temas: Fase de conceptualização (Interesse, Nervosismo, Conforto); Fase de escrita (Primeiro Rascunho, Feedback); e Fase de Refinamento (Ensaios, Crescimento). Os resultados serão de interesse potencial para compositores e Professores de Educação Musical.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Tessandra Wendzich, Bernard Andrews
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
O trabalho Revista Portuguesa de Educação Artística está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).