Proposições Artísticas como Provocação para Investigar Bagagens Artísticas/Culturais de Estudantes de Cursos de Pedagogia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v13i1.226Palavras-chave:
Formação Docente, Cursos de Pedagogia, Bagagens Artísticas/Culturais, Ensino de Arte, Cultura, ArtografiaResumo
A preocupação com a formação artística e cultural de estudantes dos cursos de Pedagogia, que formam professores para atuar na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental no Brasil, gerou a presente pesquisa ainda em processo. Tendo como proposta metodológica a artografia, professores/ pesquisadores/artistas criadores de 19 universidades brasileiras planejaram proposições artísticas como provocação para investigar as bagagens artísticas/culturais que compõem o repertório individual e coletivo daqueles futuros docentes. Os diálogos rizomáticos, desde a conceção da pesquisa até as primeiras proposições selecionadas e vivenciadas se oferecem aqui como espaço de reflexão sobre os desafios, dificuldades e descobertas proporcionadas pela beleza da imprevisibilidade das relações entre teorias, entre práticas, entre sujeitos, tempos e bagagens, compondo um corpus de estudo e análise que continuará a ser construído colaborativamente.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Mirian Celeste Martins, Jéssica Mami Makino, Renata Queiroz de Moraes Americano, Juliana Marcondes Bussolotti
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
O trabalho Revista Portuguesa de Educação Artística está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).