Alter Ego – 2022 Máscaras e Mensagens Sociais no Projeto “Diálogos Juvenis entre Continentes 2020– Letónia, Brasil, Hungria, África do Sul”
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v13i1.223Palavras-chave:
Cartaz Social, Máscara Pessoal, Alter Ego, Espaço Público, Mudanças Climáticas, Formas de Interação, COVID-19, Guerra na Ucrânia, Problemas SociaisResumo
A invasão russa a Ucrânia começou em 2022, portanto, a publicação baseia-se numa comparação das imagens conceptuais das máscaras Alter Ego 2022, desenhadas na Letónia desde o início da guerra, com as mensagens dos cartazes sociais de 2020 da juventude Leta, brasileira, húngara e sul-africana no mundo global. É notável que haja apenas uma diferença de dois anos entre os dois projetos, enquanto ao mesmo tempo é possível perceber o que mudou nos jovens e quais questões permaneceram as mesmas, apesar da crise pandémica de COVID-19 e da ameaça de guerra. Em ambos os casos, a ideia era descobrir como os jovens se sentem na sua vida diária e no mundo, e o que os preocupa.
Assim, neste estudo, analisámos e comparámos temas locais e globais, valores textuais e mudanças, assim como as mensagens visuais dos jovens influenciados pela guerra na Ucrânia, no período de 2018-2022.
Concluímos que: 1. Para se sentirem bem na vida quotidiana e na comunicação com a sociedade, os adolescentes precisam de falar sobre os seus problemas, pedir ajuda, focar nos seus problemas interiores e compreender o seu ALTER EGO. Isso pode ser melhorado através do uso de ferramentas expressivas e formas de arte visual, como uma "máscara pessoal" e o cartaz social em aulas de arte. 2.A acessibilidade, uma vez que ambas as exposições foram exibidas em espaços públicos em Riga (a capital da Letónia) e também tornadas públicas em websites. Tornaram-se eventos importantes local e globalmente, com discussões e diálogos desenvolvendo-se na sociedade Leta, entre países europeus e entre continentes - Europa, África e América do Sul. 3.Por outro lado, foi detetada uma acessibilidade limitada precisamente ao nível local, quando, devido as restrições na pandemia de COVID e também desde a guerra na Ucrânia, as exposições em pequena escala estavam apenas disponíveis para estudantes, professores e pessoal nas instalações escolares. O acesso limitado a eventos culturais, juntamente com o stress da incerteza relacionada com a guerra na Ucrânia, cria desconforto, exclusão psicológica e agrava os problemas sociais dos jovens, refletindo-se nas obras perturbadoramente trágicas em que adolescentes e jovens buscam respostas para perguntas sobre suas vidas e seus ALTER EGO.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Dace Paeglite
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
O trabalho Revista Portuguesa de Educação Artística está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).