Colaboração com artistas como pré-requisito para o desenvolvimento da prática criativa dos professores: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v13i1.220Palavras-chave:
Colaboração entre Professores e Artistas, Possibilidades da Arte, Estudo de Caso, Educação Formal de Primeiro e Segundo Ciclo, Prática Criativa do ProfessorResumo
Dentro do quadro mais amplo da reforma curricular e das mudanças na educação na República Checa, o autor examina a colaboração entre professores e artistas na educação formal e as possibilidades dessa colaboração para o desenvolvimento da prática pedagógica criativa. Explora a adaptação de práticas artísticas, técnicas e abordagens ao contexto do ensino na educação formal para desenvolver a criatividade dos alunos. Ela pergunta: 1. Como é que a colaboração com artistas desenvolve a prática criativa dos professores? 2. Que praticas e abordagens artísticas podem ser adaptadas ao ensino para desenvolver a criatividade? O projeto de pesquisa tem o caráter de um estudo de caso múltiplo. Neste artigo, a autora apresenta os resultados preliminares da pesquisa qualitativa do primeiro caso de colaboração entre professores e artistas, informada pelos resultados de estudos internacionais selecionados. A pesquisa faz parte do projeto de dissertação da autora.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Michaela Kurikova
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
O trabalho Revista Portuguesa de Educação Artística está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).