Colaboração com artistas como pré-requisito para o desenvolvimento da prática criativa dos professores: um estudo de caso

Autores

  • Michaela Kurikova Charles University

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v13i1.220

Palavras-chave:

Colaboração entre Professores e Artistas, Possibilidades da Arte, Estudo de Caso, Educação Formal de Primeiro e Segundo Ciclo, Prática Criativa do Professor

Resumo

Dentro do quadro mais amplo da reforma curricular e das mudanças na educação na República Checa, o autor examina a colaboração entre professores e artistas na educação formal e as possibilidades dessa colaboração para o desenvolvimento da prática pedagógica criativa. Explora a adaptação de práticas artísticas, técnicas e abordagens ao contexto do ensino na educação formal para desenvolver a criatividade dos alunos. Ela pergunta: 1. Como é que a colaboração com artistas desenvolve a prática criativa dos professores? 2. Que praticas e abordagens artísticas podem ser adaptadas ao ensino para desenvolver a criatividade? O projeto de pesquisa tem o caráter de um estudo de caso múltiplo. Neste artigo, a autora apresenta os resultados preliminares da pesquisa qualitativa do primeiro caso de colaboração entre professores e artistas, informada pelos resultados de estudos internacionais selecionados. A pesquisa faz parte do projeto de dissertação da autora.

Downloads

Publicado

2024-10-15