Sustentabilidade das Culturas Musicais no Ensino Obrigatório em Taiwan

Autores

  • Jessie Hsiao-Shien Chen National Taichung University of Education

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v13i1.219

Palavras-chave:

Canção Folclórica, Cultura Musical, Sustentabilidade, Música Tradicional

Resumo

 A educação musical no ensino obrigatório em Taiwan tem uma longa história. As orientações curriculares nacionais em 2000 e 2019 integraram a música num currículo integrado com artes visuais, dança e teatro, mas a música continua a ser uma disciplina obrigatória em Taiwan.

Os professores de música do ensino primário e secundário em Taiwan dependem principalmente de manuais para ensinar música em geral. De acordo com estudos de investigação, a música clássica ocidental ocupa a parte central dos manuais de música, recebendo assim mais atenção do que a música instrumental tradicional e as canções folclóricas da nossa própria cultura (Chang, 2012; Lin, 2014). Taiwan é uma mistura de grupos multiétnicos com diversas culturas musicais, e a música preciosa e abundante deve ser transmitida de geração em geração.

O Ministério da Educação de Taiwan tem promovido o ensino bilíngue de acordo com a Política de Nação Bilingue 2030 desde 2019. Como o governo de Taiwan define o bilinguismo como inglês e a nossa língua de uso geral (principalmente o mandarim), muitos professores estão assustados perante a situação. O investigador concorda ou discorda da política bilíngue, mas vê-a como uma oportunidade que leva os professores a conceber e implementar os seus currículos musicais sem recorrer a manuais. Sem a limitação dos manuais, os professores de música são livres para escolher materiais e métodos com base nas orientações curriculares do Domínio das Artes. Além disso, há mais oportunidades para incluir canções folclóricas e músicas tradicionais.

As línguas utilizadas em Taiwan incluem o mandarim, o taiwanês, o hakka e mais de 16 dialetos aborígenes. Estas línguas implicam multi-culturas e músicas. Ao trazer canções folclóricas de cada cultura para a aula de música, a aprendizagem torna-se multilingue. O compositor e educador musical mundialmente famoso Zoltan Kodály afirma que as canções folclóricas são a língua materna musical das crianças (International Kodály Society, 2023). As crianças aprendem conhecimentos musicais, teoria, apreciação e criatividade através das canções folclóricas, cantando e tocando, e conseguem compreender melhor a conotação da música clássica.

As crianças absorvem o que os professores de música oferecem em aula. Portanto, os materiais de aprendizagem e as atividades devem ser bem escolhidos e planeados. O nosso objetivo é orientar as crianças a conectarem-se ao mundo através da música, com base no domínio da sua própria cultura musical e partilhando-a com os outros. A sustentabilidade da nossa própria cultura musical depende do esforço dos professores de música e inspira as nossas crianças a explorar as diversas culturas musicais no mundo.

Downloads

Publicado

2024-10-15