A Recepção Portuguesa do Teatro de Plínio Marcos
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v12i2.218Palavras-chave:
Plínio Marcos, Teatro, Recepção, PortugalResumo
O que se propõe com este ensaio é levantar, apurar, catalogar e analisar a recepção acadêmica, crítica e midiática do teatro de Plínio Marcos em Portugal. Tem sido cada vez mais candente realizar estudos que aproximem contextos
culturais diferentes, sobretudo no caso Brasil-Portugal, pois, além da história que une as duas nações do ponto de
vista mais amplo, há também elementos de contexto político mais recentes que são igualmente importantes para investigações comparativas. A experiência de dramaturgos e operadores teatrais com quadros traumáticos ditatoriais é um deles. Plínio Marcos foi o dramaturgo brasileiro mais perseguido pela Ditadura Militar entre as décadas de 1960-
1980. No caso concreto deste artigo, o interesse é conhecer mais profundamente se existe e como se deu a inserção
do teatro de Plínio Marcos no cenário acadêmico, crítico e midiático, sem, contudo, deixar de apurar se suas peças foram
encenadas por grupos teatrais portugueses. Assim, espera-se entender se houve ressonância do teatro pliniano em Portugal e como esse processo influenciou ou não a cena teatral lusitana, em especial entre as décadas de 1970-1990.
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