Breves Apontamentos Sobre a Escultura Pública Contemporânea na Madeira
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v12i2.217Palavras-chave:
arte pública, escultura, monumento, arquitetura, concurso público, Plop artResumo
Na necessidade de aprofundar o estado da arte da escultura contemporânea na Madeira, é apresentado um panorama alargado e seletivo compreendido entre meados do século XX e a atualidade de distintas intervenções artísticas no
espaço público, tendo como denominador comum a prática escultórica como elemento territorial e comunicador da memória atendendo à natureza educativa, cívica e artística. Neste sentido, urge aprofundar na medida do possível, a ocupação e justificação da escultura através de várias referências do pensamento crítico que estimulam os processos de
legitimação e combatem a inércia na esfera pública que se pretende dialogante e ativa. Assim, entre cidadania e decisores
são assinaladas e incentivadas as boas práticas como processo justo na elaboração de concursos públicos, requisito essencial na assessoria especializada desde o mundo da arte e da investigação universitária para uma dignificação do
lugar no espaço público, da arte pública e democrática.
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