Uma Abordagem de Gestão em Contexto Pós-Pandémico: o Ensino Especializado da Música na Modalidade de Ensino à Distância

Autores

  • Hugo Emanuel Vaz Pinto Rodrigues Conservatório de Música e Dança de Bragança e Escola Profissional de Arte de Mirandela

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v12i2.216

Palavras-chave:

Ensino Artístico Especializado, Pedagogia Musical Instrumental, Pandemia Covid 19, Ensino à Distância

Resumo

A pandemia Covid 19 efetivou a necessidade de impor medidas de distanciamento social, que tiveram impacto
em diversos setores da sociedade. A educação não foi uma exceção a essa realidade. Com a disseminação do vírus
Covid 19 e a necessidade de evitar aglomerações de pessoas, as escolas e as instituições de ensino tiveram de se adaptar para continuar com as atividades letivas de forma segura. Dessa forma, surgiu a necessidade de “massificar” o Ensino à Distância (E@D), prática pontual ou pouco difundida. O objetivo deste estudo foi identificar em que condições e circunstâncias os professores de instrumento, do Ensino Especializado da Música (EEM) lecionaram, bem como as suas
experiências profissionais neste contexto de ensino. Os dados deste estudo foram recolhidos através de um inquérito por
questionário on-line com professores de todos os ciclos de ensino do EEM. A amostra foi constituída por 92 participantes (n=92) dos grupos de recrutamento de instrumento e de canto. Os resultados mostraram que a maioria dos professores
não estava preparada para lecionar em E@D e que as escolas não forneceram a formação e os recursos adequados para a lecionação. Os resultados também mostraram que a produtividade e o equilíbrio emocional dos professores foram prejudicados de forma negativa. Uma grande parte dos professores foi obrigada a adaptar e modificar as planificações e metodologias. O estudo sugere ainda que a utilização de meios tecnológicos e ferramentas de comunicação foi um dos
aspetos positivos e que poderão ser uma mais-valia no Ensino Especializado da Música.

Downloads

Publicado

2024-08-01