A Regionalização do Currículo de Educação Musical no 2º Ciclo do Ensino Básico na Ilha da Madeira
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v12i2.214Palavras-chave:
Educação Musical, Regionalização do Currículo, Região Autónoma da Madeira, Música Tradicional MadeirenseResumo
Este artigo centra-se na Regionalização do Currículo de Educação Musical no 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB), na Região Autónoma da Madeira (RAM), documentando o seu processo de concepção e implementação desde o seu começo até aos dias de hoje, e procurando perceber as perspetivas dos seus protagonistas sobre as suas vantagens e desvantagens e os obstáculos à sua implementação, a sua não obrigatoriedade nas escolas, a sua eventual função de afirmação cultural e regional, bem como os seus desafios futuros, considerando-se problemáticas várias relacionadas com este processo de regionalização curricular. Começa-se por problematizar o conceito de currículo, a regionalização curricular e a Educação Musical. Segue-se a parte empírica. Os métodos utilizados são a análise documental de documentos legais, bem como outras fontes de informação relevantes, e a realização e análise de entrevistas a seis dos protagonistas que tiveram
diferentes funções na implementação deste projeto na Madeira. O estudo de caso aqui abordado é importante para estimular a reflexão e o debate sobre uma eventual replicação ou alargamento de processos de regionalização curricular análogos a outras regiões ou a todo o país.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Carolina Faria, Pedro Santos Boia
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
O trabalho Revista Portuguesa de Educação Artística está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).