Entre Danças, Histórias e Ensino: Os Conceitos de Dança/Educação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v12i2.213Palavras-chave:
Dança na Educação, Dança-Educação, Dança e Educação;, Dança/EducaçãoResumo
Este estudo dançante/educativo tem como objetivo compreender os diferentes conceitos de Dança/Educação criados
em território brasileiro. Desse modo, entendemos o ato de conceituar como o processo de criação e invenção, no qual as
pessoas buscam por meio da palavra criar sentidos às suas ações no mundo. Por sua vez, acreditamos que os conceitos
da Dança/Educação encontram-se atrelados às tendências e concepções de ensino-aprendizagem sinalizadas pelas
docentes Gehres (2008) e Souza (2010). Sendo assim, organizamos o texto em dois ensaios expressivos, intitulados
como: (I) Os Conceitos Emergidos no Empirismo e, (II) Interacionismo e a Elaboração dos Conceitos. Com a realização
deste trabalho, localizamos a existência dos conceitos Dança na Educação, Dança-Educação, Dança e Educação, e Dança/
Educação, que se configuram como indicativos, pontuando-nos como os paradigmas pedagógicos em Dança foram sendo
construídos em determinado tempo-espaço.
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