Possibilidades e Especificidades do Processo de Criação Coreográfica: A Pertinência dos Seres – Um Caso de Estudo

Autores

  • Madalena Xavier Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança
  • Joana Franco Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v12i1.209

Palavras-chave:

Criação Coreográfica, Gerar Materiais de Movimento, Registo do Processo

Resumo

Neste artigo propõe-se uma reflexão sobre parte dos materiais recolhidos no contexto do Projeto de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística intitulado Criação Coreográfica - Processo, Registo e Análise (IPL/2021/CC-PRA_ESD), que deu origem à criação da peça coreográfica A Pertinência dos Seres, da autoria de Inês Pedruco e Margarida Belo Costa. Com estreia a 20 de junho de 2022, no Auditório Municipal António Silva, seguida de uma apresentação a 23 de junho de 2022, no Teatro Baltazar Dias, no âmbito do Festival de Dança do Funchal, esta peça coreográfica teve como estímulo a obra literária de Afonso Cruz A Contradição Humana. No contexto da criação coreográfica contemporânea a forma como surgem e se desenvolvem os materiais coreográficos está, muitas vezes, intimamente relacionada com a possibilidade ou não de os intérpretes incorporarem e assumirem um lugar de intérpretes-criadores. A partir da obra coreográfica e dos registos sistematizados do seu processo, propõe-se uma análise sobre a forma como surgiram os materiais, os processos implicados e a sua relação com o estímulo.

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Publicado

2023-07-24