O Gênero Musical Fado: Um Ensaio em sua Trajetória, Lacunas, Mutações e Partilha desde o Fim da Ditadura Salazar até o Século XXI
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v11i2.190Palavras-chave:
Fado; Diálogos; Lacunas: Mutações; PartilhaResumo
O presente artigo apresenta-se na forma de um ensaio por meio de registros documentais sobre o atual universo do fado, reflexo da sua adaptação à contemporaneidade e, como tal, enquadrando aspectos múltiplos ao gênero musical. Tal como qualquer outro gênero, o fado foi tocado pelo tempo, marcado por diferentes conjunturas sociais, culturais e estéticas, mantendo, contudo, uma forte ligação à sua genuinidade, no imaginário coletivo de públicos e intérpretes. Reflete-se, a partir da sua trajetória histórica, sobre o seu percurso evolutivo num passado próximo que abrange o final da ditadura de Salazar até se chegar aos dias atuais do Século XXI. Do mesmo modo procura-se refletir sobre a diversidade deste universo muito próprio e destaca-se a capacidade de partilhar espaços e públicos, através de mutações em sua trajetória, trazendo questões e propostas para um olhar sob o novo fado.
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