Estágio Profissional Supervisionado: Percepção do Estagiário de Teatro
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v11i2.188Palavras-chave:
Teatro; Estágio Supervisionado; Ensino Técnico Profissional; Formação Inicial, AngolaResumo
O estudo qualitativo, baseado na metodologia Investigação-Ação pretendeu identificar boas práticas de supervisão que minimizem as influências negativas do estágio profissional supervisionado, numa instituição de educação e ensino,na escolha profissional do estagiário, do curso secundário técnico profissional de teatro, opção artística. No período de um ano lectivo angolano foi implementado o presente plano de ação a um grupo de 6 estagiários, tendo o estudo apresentado através da coleta de dados, como a ficha de observação e o questionário, aspetos ligados ao (i) perfil do estagiário, (ii) expetativas sobre o estágio profissional supervisionado, e (iii) construção da identidade profissional docente a opinião de dois estagiários que desde o início das aulas de estágio demonstraram apenas interesse pela atuação. Desta forma, os resultados indicam que, em relação ao perfil do estagiário, os participantes reconheciam a profissão de ator como uma vocação incompatível com a profissão de professor de teatro, o que gerou nos participantes ao estudo, altos níveis de estresse e ansiedade. Os dados colectados indicam que em relação a perceção do estágio profissional supervisionado, os participantes consideravam a atividade como uma oficina teatral, no qual não era importante a planificação e avaliação de aulas, mas sim a dinamização aleatória de atividades teatrais. No que diz respeito a construção da identidade profissional docente, verificou-se que os participantes não conseguiam relacionar os conhecimentos de teatro e os didático-pedagógicos aprendidos em sala de aulas, o que levou os estagiários a comportamentos pouco profissionais, como atrasos, mal atavio e planos de aulas incompletos ou mal conservados. No estudo conclui-se que reajuste ao plano formativo dos estagiários, como reflexão e conexão entre os conhecimentos de teatro e professor de teatro, identicação de sentimentos positivos gerados no estágio profissional supervisionado, dinamização de aulas em diferentes níveis de ensino e a inclusão de aulas colaborativas, bem como a identificação do progresso alcançado pelos estagiários favoreceram a construção da identidade profissional docente dos estagiários.
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