“Dixiland”: Domingos Vilaça e o Primeiro Disco Comercial de Jazz Gravado por Músicos Portugueses
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v11i2.187Palavras-chave:
Jazz, transcrição, Dixiland, improvisação, análise, pedagogiaResumo
Editado em 1957, o fonograma EP “Dixiland” (sic) pelo Conjunto de Domingos Vilaça, constitui, no estado atual do conhecimento musicológico, a primeira gravação comercial de um disco de jazz por músicos portugueses. Este trabalho investiga o contexto em que o disco é produzido, qual a importância da partitura utilizada na gravação e qual a sua influência, se alguma, nos solos de Vilaça bem como identifica as estratégias criativas e processos musicais constituintes do vocabulário musical do clarinetista enquanto improvisador. O trabalho procura compreender como um músico de formação clássica abordou musical e criativamente a tarefa da gravação de um disco de jazz. As estratégias criativas reveladas por este trabalho constituem-se como ferramentas pedagógicas importantes para o ensino e aprendizagem do jazz e da improvisação.
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