Satisfação com o Curso Básico de Música: Um Estudo Exploratório acerca das Perceções dos Alunos dos Regimes Articulado e Supletivo

Autores

  • Rúben Sousa Serviço de Psicologia e Orientação do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode
  • Carlos Gonçalves INET (md) – Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (FCSH-UNL) – Polo CIPEM (IPP); Presidente do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode
  • Paulo Esteireiro Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical – Universidade Nova de Lisboa. Direção de Serviços de Investigação, Comunicação, Edições e Formação do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v11i2.186

Palavras-chave:

Ensino Vocacional da Música; Ensino Artístico Especializado; Regime Articulado; Regime Supletivo; Satisfação

Resumo

Foram objetivos desta investigação conhecer e analisar os níveis de satisfação dos alunos com os regimes articulado e supletivo do Curso Básico de Música do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira. A partir de métodos
quantitativos, analisaram-se variáveis sociodemográficas, gostos e aptidões musicais dos alunos e constataram-se correlações positivas entre os índices de satisfação das disciplinas de Instrumento, Formação Musical e Classe de Conjunto. Verificou-se ainda que os níveis de satisfação com as aulas da Formação Artística Especializada se associam positivamente com a capacidade de organização do tempo de estudo, com a articulação de horários entre escolas e também com a articulação entre as aprendizagens realizadas nas disciplinas de Instrumento e de Formação Musical. De uma forma geral, a amostra revela níveis de satisfação bastante elevados com as aulas do Conservatório, em ambos os regimes do Ensino Artístico Especializado.

Downloads

Publicado

2022-12-02