Satisfação com o Curso Básico de Música: Um Estudo Exploratório acerca das Perceções dos Alunos dos Regimes Articulado e Supletivo
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v11i2.186Palavras-chave:
Ensino Vocacional da Música; Ensino Artístico Especializado; Regime Articulado; Regime Supletivo; SatisfaçãoResumo
Foram objetivos desta investigação conhecer e analisar os níveis de satisfação dos alunos com os regimes articulado e supletivo do Curso Básico de Música do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira. A partir de métodos
quantitativos, analisaram-se variáveis sociodemográficas, gostos e aptidões musicais dos alunos e constataram-se correlações positivas entre os índices de satisfação das disciplinas de Instrumento, Formação Musical e Classe de Conjunto. Verificou-se ainda que os níveis de satisfação com as aulas da Formação Artística Especializada se associam positivamente com a capacidade de organização do tempo de estudo, com a articulação de horários entre escolas e também com a articulação entre as aprendizagens realizadas nas disciplinas de Instrumento e de Formação Musical. De uma forma geral, a amostra revela níveis de satisfação bastante elevados com as aulas do Conservatório, em ambos os regimes do Ensino Artístico Especializado.
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