Sob o Signo da Opressão: Textos Visuais de Pré-Adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v5i1.18Palavras-chave:
Opressão, Cultura Nortenha, Desenho, Pré-Adolescentes, Educação Artística, Metodologias VisuaisResumo
Analisam-se dezassete representações pictográficas que exprimem e comunicam a violência sobre (e dos) préadolescentes, com os seguintes objetivos: (1) as docentes conhecerem os estudantes, apercebendo possíveis conflitos familiares e disputas com colegas; e (2) as autoras criarem um guião de comparação dos textos mistos (visuais e escritos). Os participantes foram duas professoras e alunos duma turma de 12 raparigas e 5 rapazes, do 2º ciclo, do ensino básico, oriundos de meio urbano e suburbano de Braga. Na primeira fase do projeto interdisciplinar, as duas docentes, uma de Língua Portuguesa e outra de Educação Visual, debateram com os alunos diferenças entre um acontecimento jornalístico e um acontecimento poético, evidenciado na metáfora (visual) presente no Poema de Violência, de Bertolt Brecht.
As produções artísticas elucidaram questões de género, múltiplos sentimentos e emoções (menosprezo, medo, culpa, represália/vingança, cobardia, preguiça, desconforto por apertos físicos, impotência), proibições e rebeldias, com progenitores, uma professora e colegas. Fogem (e ameaçam), fazem maldades e dizem mentiras. Os cenários foram interiores (casa e escola) e exteriores, urbanos e campestres. Visualmente, foram expressos rituais culturais e religiosos (procissão e casamento), com elementos naturais, figurativos e simbólicos (portas fechadas, paus no ar, rebentamentos…)
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