O Papel do Ensino de Artes Visuais na Educação do Ambiente Construído

Autores

  • Rachel de Sousa Vianna Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v11n1.176

Palavras-chave:

Arte/Educação; Experiência Estética; Educação do Ambiente Construído; Educação Visual

Resumo

Pelo menos desde a década de 1970, alguns arte/educadores vêm desenvolvendo propostas para explorar a dimensão estética da arquitetura e da cidade no ensino de artes visuais. Apesar de relevante e urgente, o tema não foi capaz de conquistar um número maior de adeptos, permanecendo circunscrito a um grupo pequeno de entusiastas. Por outro lado, o interesse pela experiência estética vem ressurgindo em função de pesquisas empíricas que comprovam o profundo impacto do ambiente sobre nosso bem-estar físico e emocional. Entre arquitetos e urbanistas contemporâneos, cresce a preocupação com o processo gradativo de atrofia perceptual, ao mesmo tempo em que se discute propostas para re-sensualizar a arquitetura e para reintroduzir a dimensão humana no planejamento dos espaços urbanos. Diante desse cenário, deve-se perguntar como o ensino de artes pode incorporar a Educação do Ambiente Construído em sua agenda. Esse artigo busca respostas para essa questão.

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Publicado

2022-05-25