O Papel do Ensino de Artes Visuais na Educação do Ambiente Construído
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v11n1.176Palavras-chave:
Arte/Educação; Experiência Estética; Educação do Ambiente Construído; Educação VisualResumo
Pelo menos desde a década de 1970, alguns arte/educadores vêm desenvolvendo propostas para explorar a dimensão estética da arquitetura e da cidade no ensino de artes visuais. Apesar de relevante e urgente, o tema não foi capaz de conquistar um número maior de adeptos, permanecendo circunscrito a um grupo pequeno de entusiastas. Por outro lado, o interesse pela experiência estética vem ressurgindo em função de pesquisas empíricas que comprovam o profundo impacto do ambiente sobre nosso bem-estar físico e emocional. Entre arquitetos e urbanistas contemporâneos, cresce a preocupação com o processo gradativo de atrofia perceptual, ao mesmo tempo em que se discute propostas para re-sensualizar a arquitetura e para reintroduzir a dimensão humana no planejamento dos espaços urbanos. Diante desse cenário, deve-se perguntar como o ensino de artes pode incorporar a Educação do Ambiente Construído em sua agenda. Esse artigo busca respostas para essa questão.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Rachel de Sousa Vianna
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
O trabalho Revista Portuguesa de Educação Artística está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).