O Corpo como Fonte Musical num Contexto Pré-Escolar
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v11n1.175Palavras-chave:
Música; Pré-Escolar; Educador; Rítmica de DalcrozeResumo
O artigo que se segue tem por base um trabalho projeto de intervenção musical realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar com o objetivo de conhecer o contributo da abordagem da rítmica da metodologia Dalcroze no Pré-Escolar. Este projeto envolveu vinte e quatro crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos de idade de um Jardim de Infância (JI) pertencente ao distrito de Viana do Castelo. O trabalho foi desenvolvido através da metodologia de trabalho de projeto e a recolha de dados foi sustentada por uma entrevista semiestruturada, observações estruturadas e não estruturadas e por registos audiovisuais. O trabalho desenvolvido, permitiu verificar que o contributo da rítmica de Dalcroze é significativo
neste contexto, uma vez que ao exercitar o sentido rítmico das crianças também se proporciona o desenvolvimento da capacidade de concentração e potencia desenvolvimento a nível motor
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Direitos de Autor (c) 2022 Anaïs Cerqueira, Adalgisa Pontes
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