A Emergência de uma Nova Escola
A Voz dos Professores à Luz da Autonomia e Flexibilidade Curricular
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v10i2.158Palavras-chave:
Autonomia, Flexibilidade curricular, Áreas artísticasResumo
No ano letivo 2017/2018, o Ministério da Educação levou a efeito um projeto experimental a nível nacional, ao abrigo do despacho n.º 5908/2017, designado Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC). No ano seguinte, com o Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, tomou a forma de prática regulamentada, cujo enquadramento desafia as escolas, conferindo-lhes autonomia para, em articulação com a comunidade educativa, levarem a efeito a gestão flexível e contextualizada do currículo numa perspetiva de trabalho interdisciplinar, com vista ao aprofundamento, reforço e enriquecimento das Aprendizagens Essenciais. Estas orientações colocam o currículo numa posição de projeto que possibilita às escolas uma gestão e desenvolvimento no sentido de que todos os alunos alcancem as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. À luz do exposto, é nosso propósito partilhar as perceções e as práticas dos professores das áreas artísticas que integram o corpo docente das escolas do 1.º CEB que participaram no projeto piloto, nas seis escolas da Região Autónoma da Madeira.
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