Uma Cartografia para o Intérprete Contemporâneo
Um Lugar entre a Formação e a Criação Coreográfica
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v10i2.157Palavras-chave:
Intérprete, Dança contemporânea, Criação coreográfica, Educação artísticaResumo
No contexto da criação coreográfica contemporânea o intérprete surge como uma figura central, não só, para pensar
a materialização da obra coreográfica, como também, modelar os processos criativos. Cada vez mais, é requerido que
o intérprete participe ativamente, com a sua singularidade, no pensamento sobre a obra. Esta perspetiva, permite
refletir sobre a formação do aluno no seu processo de ensino-aprendizagem no âmbito da educação artística em dança.
Desta forma, a experimentação, a singularidade e a heterogeneidade são conceitos basilares para pensar o paradigma
da formação do intérprete no campo da dança contemporânea. O presente artigo pretende refletir, a partir das
características do intérprete, a articulação da revisão da literatura com as visões de alguns coreógrafos portugueses,
de modo a que estas se projetem numa dimensão educativa.
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