RPEA Um Habitus Singular e Multifacetado – os Jesuítas. Contingências, Idiossincrasias e Estratégias de Reconhecimento na Condição de Demiurgos e Difusores da Fé.

Autores

  • Carmen Diego Gonçalves Investigadora Integrada no Sistema de Investigação Científica Nacional – FCT, Independent Scholar & Consultant

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v10i1.150

Palavras-chave:

Habitus; Jesuítas; Conceito de Campo; Estratégias; Difusão Religiosa; Aculturação

Resumo

Partindo do conceito de habitus, não dissociado dos “universos puros”, tanto na arte, quanto na ciência, como na religião, e com base, nos conceitos de campo e de estratégia(s) faz-se uma reflexão sobre o habitus específico e multidimensional dos membros da Companhia de Jesus, abordando alguns dos aspectos do seu périplo pelo mundo. Trata-se de uma reflexão sobre um habitus singular, missionário, incorporando estratégias de difusão e implementação da fé cristã e do reconhecimento de práticas, por via de migrações religiosas, que não se separam do ensino, da cultura, da ciência, enfim, do conhecimento e da aculturação de indígenas, onde as arte(s) não deixam de estar presentes, na e para uma apropriação de significância simbólica.

Downloads

Publicado

2021-02-09