RPEA Educação, artes plásticas e Imaginário – o AT-9 como proposta metodológica para a compreensão do sensível
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v10i1.149Palavras-chave:
Imaginário; AT-9; Arte; Artes plásticas; Imaginação; Educação artísticaResumo
O presente estudo busca evidenciar a aplicabilidade da técnica AT-9, concebida por Yves Durand (1987, 2005) no contexto educacional das artes plásticas. Da mesma maneira, estreita o vínculo entre a arte e a teoria do Imaginário postulada por Gilbert Durand (1982, 1985, 1993, 1996, 2002, 2014), propondo, inclusive, uma pedagogia da imagem através do Imaginário, campo em que a sensibilidade e a subjetividade ganham materialidade através da prática artística e permite identificar as maneiras de pensar, agir e sentir de determinado grupo ou indivíduo. Este estudo conclui que a educação artística deve privilegiar o aspeto simbólico que permeia o processo artístico e a obra de arte, sobretudo nas artes visuais, permitindo aos alunos alçarem níveis cognitivos complexos através do processo de aprendizagem. Conclui que o AT-9, respaldado pelo Imaginário, suscita experiências estéticas que possibilitam ao aluno uma nova compreensão de si mesmo e de seu meio.
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