RPEA A Educação Artística como Forma de Comunicação em Tempo de Pandemia: as Representações das Crianças sobre a COVID-19

Autores

  • Mónica Oliveira I2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da FBAUP, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Universidade Católica Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v10i1.148

Palavras-chave:

Educação artística; Covid-19; Educação Pré-escolar; a voz das crianças

Resumo

Este artigo resulta de um projeto de investigação centrado que teve como objetivo conhecer e compreender as perceções das crianças em idade pré-escolar sobre a Covid-19. Para tal foi implementado um projeto que pretendeu dar voz às crianças através da educação artística.
Este trabalho privilegiou uma investigação qualitativa, que envolve uma abordagem naturalista e interpretativa, onde se utilizou como recolha de dados a observação participante e as narrativas visuais das crianças. Os resultados demostraram que as crianças têm consciência e conhecimento sobre a pandemia e as suas consequências. De salientar o interesse das crianças em tornarem-se agentes transformadores na comunidade em que vivem, apresentando
soluções inovadoras e contribuindo para ajudar a solucionar a Covid-19.

Downloads

Publicado

2021-02-09