RPEA A Música na Minha Escola de Sonho: Dando Voz aos Alunos das Escolas da Região Autónoma da Madeira

Autores

  • Carlos Gonçalves Universidade Nova de Lisboa (CIPEM/INET-md, Polo do IPP)
  • Natalina Cristóvão Universidade Da Madeira – (CIE-Uma)
  • Paulo Esteireiro Universidade Nova De Lisboa – (CESEM, FCSH/UNL)

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v10i1.147

Palavras-chave:

Música; Escola de Sonho; Região Autónoma da Madeira; Opinião dos Alunos

Resumo

O presente ensaio replica a investigação “A Escola que eu Gostaria” conduzida pelo Jornal The Guardian em 2001, no Reino Unido, em que se perguntava aos alunos como seria a sua escola ideal. Neste âmbito, adaptou-se o referido estudo à realidade da Madeira e ao domínio da música, tendo-se ouvido 1 177 alunos de 54 escolas dos 1.º e 2.º CEB, sobre o que seria “A Música na sua Escola de Sonho”. O propósito foi, assim, ouvir os alunos, perspetivando a sua e envolvência na definição/construção de uma escola com uma melhor educação musical. Para recolher as opiniões dos alunos, foilhes pedido uma pequena composição literária sobre o tema “A escola de sonho que gostariam de ter”, onde deveriam procurar responder à questão. “Como seriam as aulas de música nessa escola’. As 2 464 propostas foram agrupadas 4 categorias. 1. “Espaços esquecidos”; 2. “Aprender/Saber”; 3. “Força emocional” e 4. “Contextos flexíveis”. Em termos de resultados, as questões relacionadas com os conteúdos e a forma de aprender receberam 39% das propostas; Os recursos materiais, tecnológicos e o tempo das disciplinas e intervalos 29% das propostas; Os espaços escolares, os espaços desportivos e ao ar livre, receberam 25% das propostas; As questões emocionais receberam 7% das propostas. Conclui-se que, além das propostas serem pertinentes e muitas delas aplicáveis, é muito importante ouvir os alunos, tendo em vista uma escola mais apelativa e motivadora.

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Publicado

2021-02-09