O Impacto de uma Prática Pedagógica Colaborativa entre Professor, Músico e Estudante, no Ensino Vocacional da Dança
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v9i2.138Palavras-chave:
Dança; Música; Pedagogia Colaborativa; Interdisciplinaridade; ComunicaçãoResumo
No atual panorama da dança em que o bailarino tem vindo a assumir um papel diferente no processo criativo, tornando-se tecnicamente versátil, artisticamente criativo e ‘criativamente colaborativo’, este trabalho teve como objetivo investigar o impacto de uma prática pedagógica colaborativa entre o professor, o músico e os estudantes. Como defende Burrows (2010) esta promoverá a consolidação das aprendizagens e dos processos criativos tão importantes na Dança do Século XXI.
Com a proposta/objetivo de trabalhar o movimento na sua relação com a música, foi realizado um workshop dirigido a profissionais e estudantes de dança.
A metodologia de investigação utilizada baseou-se nos princípios da Practice-led Research.
A análise dos dados recolhidos indicia resultados muito positivos quanto à eficácia de esta prática pedagógica colaborativa, na consolidação do desenvolvimento das competências artísticas e técnicas decorrentes de uma maior consciência musical no contexto da formação em Dança.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Isabel Duarte, Vítor Garcia
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
O trabalho Revista Portuguesa de Educação Artística está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).