Cinema: A Tecnologia da Comunicação e o seu Potencial enquanto Ferramenta de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v9i2.137Palavras-chave:
Téchne, Neurocinema, Cinema nas Escolas, Cinema ParadigmaResumo
O cinema, nascido no seio da maquinaria, demonstrou desde o berço grande amplitude de estudo e experimentação. Em Hollywood encontrou espaço para se adaptar inteiramente à revolução tecnológica provocada pelo digital. Na Europa, cinéfilos dedicaram-se à dignificação do cinema enquanto arte, dando primazia à narrativa e à estética. Chegados à atualidade, a revolução digital demanda uma adaptação tanto da sala de cinema como do produto fílmico em si, consumido fora das condições para que foi criado. A acessibilidade fortalece o consumo e com o avanço do conhecimento científico torna-se possível comprovar os efeitos neurológicos associados à experiência de ver um filme. O potencial de utilização de cinema em contexto de aprendizagem é confirmado, e dele surgem iniciativas no sistema de Ensino Português com o objetivo de aproximar a escola aos benefícios de uma aprendizagem holística, que integra as artes no seu currículo escolar.
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