A Prática do Jogo Teatral no 2.º Ciclo do Ensino Básico Obrigatório numa Escola em Cabo Verde

Autores

  • Alcinda Andrade Direção Nacional da Educação – Ministério da Educação de Cabo Verde
  • Adalgisa Pontes Instituto Politécnico de Viana do Castelo; Conservatório de Música de Barcelos

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v9i2.135

Palavras-chave:

Educação Artística; Expressão Dramática; Jogo Teatral

Resumo

O presente artigo reflete sobre a problemática da disciplina da Educação Artística (EA) no Ensino Básico Obrigatório (EBO) numa escola situada na cidade da Praia, Cabo Verde. Tem como objetivo contribuir para conhecer e analisar a prática dos Jogos Teatrais. Deste modo e recorrendo à metodologia de cariz qualitativa, foram estudadas as práticas e as conceções dos professores do 2.º ciclo (EBO) no 7.º ano de escolaridade, relativamente o Jogo Teatral (JT) e identificadas o tipo de articulação que os professores estabelecem entre a Expressão Dramática/Jogo Teatral e as outras áreas curriculares.
Os resultados referem a necessidade trabalhar a disciplina da Expressão Dramática e de aprofundar sobre a pertinência dos Jogos Teatrais no contexto educativo e a sua contribuição para o desenvolvimento integral, harmonioso e solidário do indivíduo.

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Publicado

2020-05-29