Contextos, Impulsos e Temáticas da Criação Coreográfica Contemporânea Nacional. Que Tendências?

Autores

  • Madalena Xavier Escola Superior de Dança / Doutoranda da Universidade de Lisboa – Faculdade de Motricidade Humana / INET-md
  • Elisabete Monteiro Universidade de Lisboa – Faculdade de Motricidade Humana / INET-md / CEAP

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v6i1.11

Palavras-chave:

Criação Coreográfica Contemporânea, Coreógrafos Portugueses, Obra Coreográfica, Contextos de Criação, Impulsos de Criação, Definição Temática

Resumo

A nossa reflexão procura sistematizar algumas questões que se prendem com os processos de criação coreográfica contemporânea e que nos revelam aspetos da sua dimensão conceptual, motivacional e contextual. Dada a complexidade e abrangência da temática, centrámo-nos no percurso de três coreógrafos nacionais de referência – Clara Andermatt, Paulo Ribeiro e Victor Hugo Pontes – no período entre 2011 e 2014.
Esta reflexão apoia-se na análise documental de entrevistas e sinopses artísticas, informação divulgada através das estruturas que acolheram os processos criativos em questão e pelas salas de espetáculos onde se apresentaram estas obras.
Concluímos que o contexto de criação é amplo e diversificado; que o impulso para a criação pode contemplar dimensões distintas, uma centrada na vontade do próprio coreógrafo e outra que dá forma a um desafio exterior; diferentes processos para a definição temática da obra coreográfica foram identificados.

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Publicado

2016-09-07