Danças Tradicionais na Universidade: Diálogos Culturais com Tradição e Inovação
DOI:
https://doi.org/10.34639/rpea.v8i2.105Palavras-chave:
Danças Tradicionais;, Ensino Superior, Coreografia Tradicional;, Práticas Interculturais;, Culturas ComunitáriasResumo
A prática de ensino-aprendizagem de danças tradicionais na educação formal, apesar de prever a sua realização longe do ambiente cultural original, deve ser encarado como um fenómeno de conhecimento, enriquecimento e diálogo intercultural e etno-artístico, específico do património tradicional e coreográfico das culturas envolvidas. Ao existir nos curricula da formação inicial universitária e sendo a universidade um espaço plural de formação, integradora de diversidade cultural, nacional e internacional, o ensino das danças tradicionais constitui-se como uma área de investigação, de prática em contexto e de aprendizagem colaborativa do repertório tradicional e comunitário através de novas, contemporâneas e dinâmicas narrativas etnocoreográficas, inclusivas e integradoras das culturas comunitárias envolvidas.
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