FLOR como Património Natural e Cultural: Projeto Ecológico de Educação Artística na Ilha da Madeira, das Instituições Sociais à Comunidade

Autores

  • Cláudia Sofia Dias Sousa Faculdade de Belas-Artes – Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.34639/rpea.v3i1.101

Palavras-chave:

Educação, Arte, Património, Natureza, Ecologia

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão contendo as principais ideias sobre um projeto de Educação Artística com o tema “FLOR como Património Natural e Cultural” realizado na ilha da Madeira. O Projeto FLOR foi concebido no âmbito do Mestrado em Educação Artística da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, desenvolvendo-se em duas fases: a contextualização e o fazer artístico, nas instituições sociais; e a abertura à comunidade através da participação na exposição ECO FLOR. Esta abertura permitiu a observação e fruição de diversas exposições e actividades de cariz artístico e cultural, nomeadamente
CORAÇÃO VERDE e Exposição da Flor, inseridas no certame da Festa da Flor, que reflectiram diferentes perspetivas em torno dos temas: Flor e Jardim.
O projeto foi desenvolvido com juniores e seniores, com o intuito de explorar questões ambientais diversas: preservação, património, ecologia e sustentabilidade. Os resultados reflectem a visão dos participantes sobre a sua ilha jardim, manifestada pela expressão artística em que se relacionaram a Educação, a Natureza e a Arte.

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Publicado

2013-09-06